Nutrire: we value who values you!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

04.15.2020

Chocolate e pet: uma combinação perigosa

A Páscoa acabou, mas sempre sobra aquele chocolate que ninguém comeu ainda, não é verdade? Até aí tudo bem, o problema é quando esse restinho vai parar na boca do seu pet, seja porque você não resistiu aos apelos incansáveis e fofos do seu melhor amigo ou ele se aproveitou de algum momento de distração para furtar um ovo que estava dando sopa.

A vilã da história

Todos já sabem que o chocolate é um veneno para cães e gatos, mas poucas pessoas entendem o motivo dessa preocupação dos veterinários e especialistas. A vilã dessa história se chama Teobromina - composto encontrado no cacau.

Ocorre que o organismo dos animais não consegue metabolizar essa substância, ou seja, ela se acumula no corpo do pet. Aí que mora o perigo, pois a Teobromina em excesso ocasiona muito mais do que problemas estomacais, podendo causar doenças no coração e no cérebro do bichinho.

Ação tóxica por dias

Além de tudo isso, essa substância fica agindo no organismo do animal por até 6 dias. Por isso, o chocolate é alimento proibido para cães e gatos. Aliás, seu melhor amigo deve comer apenas alimentos feitos especificamente para ele, sem exceção.

Se o pet furtou o chocolate e apresenta alterações como aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos ou diarreia, leve-o imediatamente ao veterinário.

Prevenir ainda é o melhor remédio

Esconda o chocolate ou deixe em locais altos onde o pet não tem acesso. Tanto o cheiro como a embalagem podem despertar a curiosidade do cão. Se estiver muito difícil suportar os olhares de súplica do animal, dê uma guloseima feita especificamente para ele. Em caso de ingestão acidental, você já sabe: o animal deve ser avaliado por um médico veterinário.

Back
09.25.2019

Dogs and the dreaded heartworm

Read more
08.07.2019

Dogs can help prevent heart disease and even reduce the risk of allergies in children

Read more
09.28.2023

Nutrire Esperienza: strengthening bonds with our global partners

Read more