Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

15.04.2020

Chocolate e pet: uma combinação perigosa

A Páscoa acabou, mas sempre sobra aquele chocolate que ninguém comeu ainda, não é verdade? Até aí tudo bem, o problema é quando esse restinho vai parar na boca do seu pet, seja porque você não resistiu aos apelos incansáveis e fofos do seu melhor amigo ou ele se aproveitou de algum momento de distração para furtar um ovo que estava dando sopa.

A vilã da história

Todos já sabem que o chocolate é um veneno para cães e gatos, mas poucas pessoas entendem o motivo dessa preocupação dos veterinários e especialistas. A vilã dessa história se chama Teobromina - composto encontrado no cacau.

Ocorre que o organismo dos animais não consegue metabolizar essa substância, ou seja, ela se acumula no corpo do pet. Aí que mora o perigo, pois a Teobromina em excesso ocasiona muito mais do que problemas estomacais, podendo causar doenças no coração e no cérebro do bichinho.

Ação tóxica por dias

Além de tudo isso, essa substância fica agindo no organismo do animal por até 6 dias. Por isso, o chocolate é alimento proibido para cães e gatos. Aliás, seu melhor amigo deve comer apenas alimentos feitos especificamente para ele, sem exceção.

Se o pet furtou o chocolate e apresenta alterações como aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos ou diarreia, leve-o imediatamente ao veterinário.

Prevenir ainda é o melhor remédio

Esconda o chocolate ou deixe em locais altos onde o pet não tem acesso. Tanto o cheiro como a embalagem podem despertar a curiosidade do cão. Se estiver muito difícil suportar os olhares de súplica do animal, dê uma guloseima feita especificamente para ele. Em caso de ingestão acidental, você já sabe: o animal deve ser avaliado por um médico veterinário.

Voltar
21.09.2018

Como administrar medicação aos pets via oral

Leia mais
15.01.2018

Vou viajar. O que fazer com o meu gato?

Leia mais
23.12.2017

Não esqueçam dos pets nas festas de fim de ano!

Leia mais