Nutrire: we value who values you!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

05.02.2019

É possível educar seu gatinho?

Quem resiste a um gatinho fofo e brincalhão? Os filhotinhos são mesmo apaixonantes, mas possuem energia para dar e vender.  Por isso, muitos tutores se questionam se é possível educar um gato e evitar que ele tenha comportamentos inadequados.

A resposta é sim, isso é totalmente possível, mas requer paciência e muito carinho. O segredo para adestrar um gatinho é usar o reforço positivo como base para educá-lo. E jamais ser agressivo na comunicação com o filhote. Os felinos são muito sensíveis às broncas, e elas não costumam resultar positivamente no comportamento do animal. O sucesso nesse processo está justamente em saber motivar o filhote.

Se você recompensar o pet toda vez que ele tiver um comportamento que lhe agrade, ele repetirá a ação. Vários são os prêmios possíveis: petiscos, brincadeiras divertidas ou até mesmo um simples afago. Tenha paciência, pois nem tudo sairá como o esperado no início, mas repita várias vezes os mesmos comandos. Lembre-se que educar é reforçar ações.

A cada acerto lembre-se de fazer um elogio dizendo seu nome. É dessa forma que ele compreenderá que quando você o chama é positivo, ou seja, ele vai ser acarinhado ou recompensado. A propósito, o não funcionará da mesma forma, mas utilize-o sem gritos ou histeria. Diga um não seguro e olhe atentamente para o animal. O processo é demorado, mas ele acaba compreendendo que aquele comportamento não lhe agrada.

A punição e a agressividade do dono levam o felino a agir da mesma forma. Além de ficar irritadiço, seu aprendizado será interrompido. Educar gatos exige bom senso do tutor, antes de qualquer outra coisa. O treinamento deve ser feito antes dos dois anos de idade. Após esse tempo, muito possivelmente será complicado ensinar o felino os seus bons costumes. Os gatos não são obedientes por vontade própria, eles precisam ser educados. Tudo, claro, feito com muito amor e afeto.

Luana Walendorff Sartori

Médica Veterinária, formada pela Universidade de Passo Fundo. Gestora Técnica Comercial na Nutrire Industria de Alimentos e Ltda.

Back
02.19.2018

Nutrire participates in Gulfood in Dubai

Read more
05.10.2018

Nutrire present for the fourth time at the world's leading pet sector fair

Read more
12.20.2017

Welcome to our blog!

Read more