Nutrire: we value who values you!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

07.01.2020

Bichos de estimação: saiba tudo sobre a vacinação do seu pet

A vacinação de cães e gatos é a forma mais eficaz de prevenir as principais doenças infecciosas, como a cinomose em cães e a rinotraqueíte em gatos. Além disso, é uma ferramenta importante para evitar as chamadas zoonoses, que são doenças como a raiva e a leptospirose.

A especialista da Nutrire, a veterinária Luana Sartori, explica sobre as principais vacinas e a importância de cada uma delas. “É através do protocolo completo de vacinação que o pet adquire imunidade para que, caso entre em contato com essas doenças, seu organismo possa se defender e bloqueá-las, diz.

Protocolo básico de vacinas

No protocolo de vacinas de gatos filhotes, geralmente, são usadas duas doses da vacina polivalente (tríplice, quádrupla ou quíntupla), com início aos 60 dias de vida e com intervalo de 21 dias. “Ainda nesse protocolo, incluímos a vacina contra a raiva, que deve ser feita junto à última dose da polivalente ou até os 6 meses de idade”, completa Dra. Luana.

Já nos cães filhotes, esse esquema de vacinas é um pouco diferente, nestes são indicadas três doses da polivalente (V7, V8, V10 e V11), iniciando aos 45 dias de vida e, também, com intervalos de 21 dias. 

“Nos cães incluímos ainda a vacina da raiva com a última dose ou até os 6 meses. Além disso, para os cães existem as vacinas contra traqueobronquite infecciosa, mais conhecida como “tosse dos canis” e giardíase canina, que são indicadas duas doses, associadas a segunda e terceira dose da polivalente”, explica.

Vacina para manter o pet imune

É importante lembrar que a proteção vacinal dos animais não acaba por aí, os cães e gatos adultos necessitam de doses anuais de reforço das vacinas polivalentes e da raiva, para assim mantê-los imunes durante toda a vida.

Também é interessante saber que os protocolos de vacina podem variar, conforme as necessidades específicas e também aos diferentes laboratórios. E não esqueçam, estes procedimentos devem ser realizados somente pelo médico veterinário.

Saiba mais sobre as principais vacinas e quais doenças ela imuniza

  • Tríplice: Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose
  • Quádrupla: Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose / Quíntupla: Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose e Leucemia.
  • V7: cinomose, adenovírus tipo 2, parainfluenza, parvovirose e leptospirose
  • V8: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose (L.canicola e L.icterohaemorrhagia)
  • V10: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose (L.canicola, L.icterohaemorrhagia, L. grippotyphosa e L. pomona )
  • V11: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e leptospirose (L.canicola, L.icterohaemorrhagia, L. grippotyphosa, L. pomona e L. copenhageni.
Back
12.14.2018

FIV and FeLV – What are the symptoms and how to prevent it?

Read more
06.08.2018

Pros and cons of spaying and neutering in dogs

Read more
11.09.2021

Monello’s new packages for you

Read more