Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

13.09.2023

Meu gato não bebe água, e agora?

Os gatos são criaturas notoriamente independentes e, por vezes, podem nos surpreender com suas preferências e comportamentos únicos. Um dos desafios que muitos tutores de gatos enfrentam é garantir que seus felinos estejam adequadamente hidratados. 

A hidratação é fundamental para a saúde e o bem-estar dos gatos, pois ajuda a manter o funcionamento adequado de seus órgãos vitais, promove uma pele saudável e é essencial para a digestão.

Por que os gatos podem evitar beber água?

Alguns gatos podem ser particularmente sensíveis ao cheiro ou sabor da água da torneira, da tigela ou até mesmo ao material da tigela. Mudanças recentes na rotina, estresse ou até mesmo problemas de saúde podem afetar o apetite e a ingestão de água do seu gato.

Dicas para estimular o consumo de água:

Tigelas de água limpas e frescas: Certifique-se de que a água do seu gato esteja sempre fresca e limpa. Gatos são sensíveis a odores e sabores, e uma tigela suja ou água parada pode afastá-los.

Localização estratégica: Coloque várias tigelas de água em locais diferentes da casa. Alguns gatos preferem beber longe de suas áreas de alimentação, enquanto outros gostam de água perto de suas áreas de descanso.

Tigelas de água largas: Opte por tigelas rasas e largas em vez de tigelas profundas. Muitos gatos não gostam de ter seus bigodes tocando nas laterais da tigela enquanto bebem.

Fonte de água: Algumas vezes, os gatos são atraídos por água corrente. Investir em uma fonte de água para gatos pode estimulá-los a beber mais, pois o movimento da água pode ser intrigante e atraente.

Cubos de gelo: Colocar alguns cubos de gelo na tigela de água pode adicionar um elemento de jogo e interesse, incentivando o gato a explorar a tigela. Porém, lembre-se: não faça isso no inverno.

Recipientes diferentes: Experimente tigelas feitas de diferentes materiais, como vidro, cerâmica ou aço inoxidável. Alguns gatos podem preferir um material sobre o outro.

Consulte um veterinário: Se o seu gato continua mostrando falta de interesse em beber água, é importante consultar um veterinário para descartar problemas de saúde subjacentes, como infecções do trato urinário, por exemplo.

Em resumo, garantir que seu gato esteja bem hidratado é essencial para a manutenção de sua saúde. Com algumas adaptações e tentativas de diferentes abordagens, é possível estimular o consumo de água e garantir que seu felino esteja recebendo a hidratação adequada para uma vida longa e saudável.

Comenta aqui embaixo como está a hidratação do seu gatinho e quais táticas você usa para que ele beba mais água.

Voltar
06.04.2022

PETS: Conheça as plantas venenosas para seu melhor amigo

Leia mais
13.12.2019

Férias: Dicas para viajar com seu melhor amigo

Leia mais
11.11.2022

Como está o coração do seu melhor amigo?

Leia mais