Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

29.05.2019

Seu gatinho virou vovô?

A terceira idade também chega para os gatinhos e acarreta algumas mudanças importantes. Mas, como saber que meu pet está ficando velhinho? Bom, a partir dos sete anos de idade, o felino já pode apresentar sinais de que está se encaminhando para sua fase “vovô”, além de outros sintomas que aparecem ao decorrer dos anos.   

Isso significa que o seu pet pode ter comportamentos diferentes dos habituais como, por exemplo, fazer as necessidades fora do lugar, pois usar a caixinha de areia fica mais difícil e até doloroso diante das possíveis dores articulares. Além disso, é natural que o bichinho fique menos ativo e durma ainda mais. Os gatos mais velhos ficam sensíveis em todos os sentidos e também podem ficar menos tolerantes.

As dores articulares é o que tornam o felino mais quietinho e isso requer acompanhamento médico para garantir bem-estar ao animal. Por isso, as idas ao veterinário devem ser mais frequentes, bem como a realização de exames para controle da saúde do pet. Se o seu gatinho se lamber menos, fique tranquilo, isso pode ser consequência da velhice. Porém, a qualquer sinal de apatia repentina, consulte um especialista.

Outros sintomas de que seu pet está ficando vovô é a falta de apetite e a diminuição na ingestão de água -  o que pede atenção especial, visto que os líquidos são essenciais para manter a saúde renal dos felinos. Conforme os anos vão passando, os gatinhos perdem habilidades que antes eram dominantes. Memória, visão, audição e capacidade de saltar são as principais.

O importante é que seu melhor amigo tenha amor e cuidados especiais. Acompanhamento médico, água fresca, comidinha de qualidade e muito carinho ajudarão o pet a passar por essa fase da vida com mais integridade. Lembre-se que antes de ficar vovô, seu gatinho passou por muita coisa ao seu lado. Por isso, respeite sua história e ame-o sem limites.

Dra. Luana Sartori

Médica Veterinária da Nutrire

Voltar
12.05.2020

Como cortar as unhas do gato?

Leia mais
21.08.2018

Nutrire participa da EXPOAGAS 2018

Leia mais
13.12.2019

Muito Obrigado!

Leia mais