Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

04.09.2019

Meu gatinho pode ter Síndrome de Down?

Muitos leitores mandam perguntas sobre essa condição genética. Além disso, recentemente, a internet se encheu de gatos aparentemente com as características deste mesmo diagnóstico, mas será que os felinos podem ter Síndrome de Down?

A Síndrome de Down já foi considerada uma condição somente humana, visto que é causada pela presença de três cromossomos 21 - encontrado apenas nos humanos - na maior parte das células ou em todas elas. No entanto, há possibilidade de alguns animais apresentarem essa alteração genética.

A Síndrome de Down em gatos é raríssima e requer um diagnóstico apurado, pois outras alterações genéticas podem apresentar as mesmas características. As chamadas trissomias causam deficiências das mais variadas especificações. Algumas alterações visíveis também podem ser causadas pelo chamado endocruzamento - a cruza de animais com parentesco.

Além disso, muitas outras situações podem causar alterações congênitas nos animaizinhos. É o caso, por exemplo, de uma gata infectada por algum vírus durante a gestação. Ou seja, algumas condições não estão ligadas necessariamente com a genética do pet.

Diferentemente do que acontece com os humanos, na espécie felina e em algumas outras, uma disfunção como a Síndrome de Down ou qualquer diferente trissomia pode impedir que o bichinho se desenvolva. Tudo vai depender do estado de saúde do animal e do que pode ser feito para amenizar sintomas decorrentes dessas situações.

Se você acha que seu pet pode apresentar alguma deficiência, seja física ou comportamental, leve-o ao veterinário. O profissional irá examinar seu gatinho, fazer um mapeamento genético (se achar necessário) e apresentar o melhor tratamento para ele. Não esqueça que amor e carinho são sempre fundamentais para qualquer situação.

Voltar
01.12.2022

Nutrire inaugura restaurante para colaboradores

Leia mais
18.08.2022

Em homenagem aos gatos: como incluir um novo membro à família?

Leia mais
09.05.2019

A aprendizagem de um cão: como ensinar meu filhote?

Leia mais