Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

03.07.2019

Frio: como proteger seu melhor amigo

O frio por aqui já está começando a se aproximar, não é mesmo? Para ajudar você a proteger seu pet nos dias gelados, separamos algumas dicas importantes. Sabemos que as temperaturas baixas afetam menos os animais que vivem dentro de casa, pois uma casinha já é suficiente para que não passem frio. Porém, para os que passam boa ou toda parte do tempo do lado de fora, a recomendação é que não tenham contato direto com o piso gelado. Há várias maneiras de deixar as casinhas dos pets quentinhas, as opções vão desde usar aquele cobertor em desuso até forrar o local com material emborrachado. Jornais, carpetes, tatames e estrados de madeira também ajudam bastante.

Outro ponto importante: há um mito de que no frio o animal não precisa tomar banho. Além de não ser higiênico, deixar o pet sujo prejudica sua saúde e pode causar problemas sérios para o bichinho. O ideal é que os banhos sejam mantidos, porém, com alguns cuidados extras. Sempre utilizando água morna, secando bem e evitando que o cão tenha contato com a rua até, no mínimo, 30 minutos depois. O local da higienização também deve ser protegido do frio e sem correntes de ar.

Para auxiliar no bem-estar do animal e proteger o pet, algumas brincadeiras podem ajudar a manter seu corpo aquecido. Estimular o cão a fazer exercícios físicos é essencial até para evitar que ele ganhe peso nos períodos de baixas temperaturas, visto que os animais costumam comer mais nesses períodos. Vale lembrar que a gordura em excesso pode causar doenças cardiovasculares, no fígado e na coluna.

Sobre os passeios, eles podem ser mantidos, mas o ideal é que ocorram próximos aos horários mais quentes. Meio dia é perfeito para o passeio, pois a temperatura costuma aumentar. Evitar saídas de manhã cedo ou depois das 18h ajuda a evitar que o animal se resfrie, por exemplo.

Não esqueça o veterinário

Manter o animal aquecido é uma das formas de deixá-lo feliz. Além disso, as visitas ao veterinário devem ser seguidas rigorosamente. Afinal, manter o animal saudável o ano todo é imprescindível para que ele esteja forte para enfrentar o inverno. A melhor forma de prevenção de algumas doenças do frio ainda é a vacinação, o que também torna fundamental o acompanhamento médico em todas as fases da vida do pet. Amar é cuidar e proteger!


Luana Sartori
Veterinária Nutrire

Voltar
09.11.2018

Nutrire é a 4ª melhor empresa de Garibaldi

Leia mais
22.06.2021

Nutrire e cão surfista: uma parceria de alta performance pelo meio ambiente

Leia mais
22.06.2021

Tem novo gato na família: como lidar?

Leia mais