Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

16.02.2018

Cuidados com os pets no verão

Ainda estamos no verão e por isso são necessários alguns cuidados visando o bem-estar e o conforto de nossos animais de estimação.

Nossos queridos pets também sofrem com as altas temperaturas do verão. Cães acima do peso e cães de focinho curto (braquiocefálicos), como o Pug e o Bulldog sofrem mais com os efeitos da estação mais quente do ano. Nos Cães, a transpiração ocorre através da boca (língua para fora), dos coxins (almofadinhas das patas) e do focinho, por isso cães de focinho curto tem uma dificuldade maior de realizar a troca de temperatura.

A hidratação é fundamental, a água deve estar fresca e em recipientes limpos com frequência. O ideal nos dias mais quentes é espalhar potes de água em locais diferentes da casa, colocar a caminha em local fresco e quando sair para passear, não se esqueça de levar uma garrafinha de água para você e outra para o seu amigo de quatro patas.

Falando em passeio, é importante que eles sejam feitos nos horários adequados, antes das 10h da manhã ou após as 16h, pois nestes horários a incidência solar é mais fraca, o que diminui a chance de queimaduras nas patinhas causadas pelo piso quente. Se tiver opção de caminhar na grama, melhor ainda!

Quando o passeio for de carro, e se tiver necessidade de sair do veículo, nunca deixe seu pet dentro do carro. A temperatura interna sobe muito rápido e os animais não conseguem fazer a troca térmica adequada, podendo ocorrer desmaios e, em casos mais graves, até o óbito.

No verão, deve-se aumentar a frequência dos banhos, em média uma vez por semana, isso ajuda a refrescá-los e aumenta o bem-estar. Animais muito peludos podem ser tosados, o que facilita a limpeza e higiene e proporciona mais conforto durante a estação. A incidência de ectoparasitas aumenta também, então o controle deve ser intensificado nessa época, verifique com o veterinário como anda o controle de pulgas e carrapatos, existem boas opções no mercado que garantem a proteção dos nossos amiguinhos.

Seguindo estes cuidados, o verão tem tudo para ser uma época de diversão e boas memórias para você e para seu amigo de quatro patas!


Tadeu Richardson O. Silva é Médico Veterinário, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), atua como Responsável Técnico na Nutrire Indústria de Alimentos – Unidade de Poços de Caldas - MG

Voltar
24.07.2019

Nos diga como você seria se fosse um cão que mostraremos qual personagem de Rei Leão mais combina com você!

Leia mais
18.10.2021

Nutrire apoio projeto internacional Jaguar Parade®

Leia mais
13.12.2019

Férias: Dicas para viajar com seu melhor amigo

Leia mais