Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

26.01.2018

Como escolher a ração ideal para o seu gato?

Os gatos possuem um paladar extremamente exigente. Além de uma formulação com proteína de qualidade e alta palatabilidade, os felinos necessitam, independente da fase da vida, de alimentos que contenham taurina, pois é um aminoácido essencial que atua na saúde do coração, minimizando o risco de problemas cardíacos, e visão, atuando na prevenção da catarata. Além disso, por possuírem canais urinários mais delgados, os gatos possuem uma maior predisposição a apresentarem obstruções urinárias. Por esse motivo, o alimento deve conter um rígido controle de minerais, principalmente fósforo e magnésio, para manter o pH da urina levemente ácido e evitar o surgimento de cálculos urinários. Esses cuidados devem ser tomados em todas as formulações, independente da fase da vida dos felinos.

Por outro lado, algumas fases da vida ou condições especiais, exigem formulações especiais, por exemplo gatos filhotes ou castrados.

Gatos em fase de crescimento, assim como os cães, necessitam um maior aporte de proteína, pois estão desenvolvendo massa muscular, pele e pelagem, além de maior disponibilidade de energia, para garantir a saúde e disposição dos filhotes. O alimento para filhotes também deve ser indicado para fêmeas nas últimas 3 semanas de gestação e durante toda a fase de lactação, pois fornece toda a proteína, energia, vitaminas e minerais necessárias para a mamãe e os filhotes.

No caso de gatos castrados, por eles assumirem uma condição mais caseira, com uma diminuição do instinto territorial e mudanças nos níveis hormonais, aliando muitas vezes aumento do apetite, o gato tende a engordar.

Por isso é indicada uma formulação específica para gatos castrados, o cuidado principal é a quantidade de energia oferecida (cerca de 20% menor), aliada a adição de L-carnitina, que atua reduzindo a gordura corporal, ambos contribuindo para o controle do peso do gato.


Thiago Marçal Andrade e Silva. Médico Veterinário formado na Universidade Federal de Santa Maria. Responsável Técnico na Nutrire Indústria de Alimentos Ltda.

Voltar
26.06.2019

Qual a coleira ideal para o seu pet?

Leia mais
19.05.2022

5 dicas de brincadeiras para seu pet gastar energia

Leia mais
08.06.2021

Como proteger meu pet do frio?

Leia mais