Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

08.06.2018

Castração em cães, vantagens e desvantagens

Existem muitas dúvidas, mitos e polêmicas quando o assunto é castração, como por exemplo qual a idade certa para realizar o procedimento, alteração no comportamento do animal, riscos e benefícios à saúde, etc. Na realidade, existem vantagens e desvantagens na opção em realizar este procedimento.

Dentre as vantagens, se realizada a castração em cadelas antes do primeiro cio, elimina-se a chance de gravidez psicológica, as chances de desenvolvimento de tumores de mama reduzem em aproximadamente 99%, além de eliminar o risco de tumores no ovário e útero e complicações após o cio como piometra, que é uma infecção uterina e pode levar a morte, além de evitar o uso de anticoncepcionais e o sangramento do cio.

Já no macho, as principais vantagens desde que o procedimento seja realizado entre 6 e 10 meses de idade, estão a eliminação do risco de tumor de testículo, diminuição no risco de desenvolvimento de câncer de próstata, diminuição de disputas por fêmeas e território (principalmente demarcação pelo habito de urinar).

Além de vantagens especificas relacionadas ao gênero, existem algumas em comum para machos e fêmeas, como controle populacional, diminuição do risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, e aumento da expectativa de vida.

O mito de que a castração reduz a agressividade do cão é falso. Na verdade, a agressividade está ligada principalmente à criação e treinamento, então castrar um cão adulto com temperamento agressivo não irá resolver o problema, assim como castrar um cão de guarda não significa que ele não servirá mais para o desempenho da função.

Porém, existem algumas desvantagens da castração, como por exemplo, o aumento do risco de obesidade, pois após a castração existe a tendência de aumento de peso devido ao animal desenvolver hábitos mais “sedentários” e um relativo aumento no apetite, até mesmo compulsivo, portanto a alimentação deve ser controlada e exercícios físicos incorporados à rotina do animal. Se realizada a castração em fêmeas muito jovens, pode ocasionar incontinência urinária e em machos muito jovens pode ocasionar crescimento excessivo e/ou displasia de quadril pelo fato de ainda estar em fase de crescimento, também há aumento do risco de hipotireoidismo. Por último e também muito importante, existe o risco cirúrgico por haver a necessidade de anestesia, pelo procedimento em si, e também alguns cuidados pós-operatórios.

Após todos os prós e contras, a opção pela castração for a decisão, o mais importante é que o procedimento só pode ser realizado por um médico Veterinário, por isso procure seu Veterinário de confiança.

Voltar
13.07.2018

09 filmes com pets que você vai amar

Leia mais
16.08.2021

Nutrire é vencedora do Prêmio Exportação RS

Leia mais
18.02.2019

Palavra da Veterinária - a LEISHMANIOSE

Leia mais