Nutrire: valoramos quien valora usted!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

11.10.2021

Pets: as cinco maiores curiosidades sobre os cachorros

Que o cachorro é o melhor amigo do ser humano todo mundo sabe, não é mesmo? Porém, muitas curiosidades sobre os cães ficam apenas na imaginação das pessoas como, por exemplo, por que os cachorros levantam a pata para fazer xixi? Essas e outras questões sobre seu bichinho de estimação foram desvendadas pela veterinária da Nutrire, Dra. Luana Sartori.

 

1. O mágico olfato dos cães

Você sabia que os cachorros percebem os cheiros 1 milhão de vezes melhor do que os seres humanos? “Sim, e esse olfato é tão poderoso que o seu pet pode captar odores que você nem de longe poderia imaginar (e sentir). Os cães são capazes de sentir o cheiro de um inseto que está a longas distâncias ou até uma gota de sangue em um grande compartimento com água”, conta Dra. Luana. Não é à toa que alguns animais são utilizados na busca por desaparecidos em uma tragédia natural, por exemplo.

Se você observar filhotes caninos recém-nascidos, vai perceber que mesmo sem abrir os olhos eles encontram o leite na mãe. Isso acontece porque o olfato é o primeiro sentido desenvolvido nos cachorros. “Há uma história bem conhecida que conta a peripécia de Fern - um cão nascido na Irlanda do Norte -, que foi capaz de encontrar uma lata de carne escondida nas profundidades do Lago Castlewellan”, revela. Mas não é só isso, ele farejou o alimento cerca de dez minutos depois que o barco submergiu a lata. O lago possui 1,5 quilômetro de comprimento e 800 metros de largura.

Os cães de focinho longo como o Pastor Alemão têm 220 milhões de receptores olfativos. Nós possuímos cerca de 5 milhões. “É muita diferença, não é mesmo? Além disso, eles são capazes de separar as funções das narinas e trabalhar as duas ao mesmo tempo”, explica a especialista. Ou seja, enquanto um lado do nariz identifica o cheiro, o outro se esforça para saber de onde ele veio.

2. Por que os cachorros fazem xixi em pé?

A maioria dos machos tem esse tipo de comportamento, muito embora algumas fêmeas também. Muitos tutores imaginam que isso faz parte do processo que envolve a urina do cão, porém, fazer xixi em pé está ligado unicamente à necessidade de marcar território - o que ocorre, em média, a partir dos seis meses.

“Aliás, cachorros machos preferem as superfícies verticais e se esforçam para alcançar o ponto mais alto. É possível observar também que esses animais urinam menos, mas mais vezes durante o passeio - justamente para marcar um maior número de locais”, completa. Esse sistema faz parte da natureza do pet, portanto, deixe-o fazer sem puxar a coleira. O passeio é o momento de praticar exercícios e deixar “recados” através da urina - que contém moléculas agindo como comunicação entre os cachorros.

3. Os cães também suam, sabia?

“Antes de mais nada é preciso entender qual é a temperatura corporal ideal para o cão: entre os 38 °C e os 39,3 °C, ou seja bem diferente da nossa. Saiba que o suor é essencial para os animais, pois ajuda a eliminar o calor do corpo”, fala.

Como os cachorros fazem isso? Devido a quantidade de pelo, os cães não suam muito através da pele. “A principal forma para fazer com que o calor evapore é pelas almofadas das patas. A língua também é um órgão que pode ajudar a eliminar água e refrescar o organismo do animal”, conta.

4. Chocolate pode ser fatal para o cachorro

A teobromina - ingrediente presente no chocolate afeta o sistema nervoso central e o músculo cardíaco do cão. Essa substância provoca desde crises alérgicas, arritmias e até convulsões. Dependendo do tamanho do animal, uma pequena dose pode ser fatal.

Além do risco de morte, o chocolate causa cáries devido à grande quantidade de açúcar. A uva também é um alimento perigoso para os animais de estimação, tanto cães quanto gatos, visto que pode causar insuficiência renal e insuficiência hepática. “O ideal é alimentar o cachorro com ração seca destinada ao tipo de cada um levando em consideração peso, idade e a saúde do pet”, aconselha.

5. Cachorros adoram beijar seus donos

Sabe aquela lambida no rosto que o seu cachorrinho adora dar? É o famoso beijo de cachorro. Sabia que um lobo tem o costume de lamber a boca de outro animal como sinal de afeição? Com os cães acontece a mesma coisa. É o mesmo carinho que a fêmea dispensa aos seus filhotes, lambendo-os para dizer que eles são queridos e amados por ela. Além disso, é uma boa forma de se declarar para o dono: “Que bom que você chegou, estava com saudades” - por isso, é comum que façam quando você retorna para casa.

Volver
31.08.2023

Las mascotas pueden tener depresión: descubre la verdad por detrás del mito

Lea más
26.10.2018

Nutrire participa de feria en India

Lea más
19.02.2018

Nutrire participa de Gulfood en Dubai

Lea más