Nutrire: valoramos quien valora usted!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

29.09.2022

Como cuidar de um gatinho idoso?

Hoje é o Dia do Cliente! E para homenagear todos vocês, que são nossa inspiração todos os dias, preparamos um conteúdo sobre gatinhos idosos.

 

A vida dos felinos é marcada por muitas brincadeiras e diversão. Porém, a idade também chega para os animais. Os pets precisam de atenção especial conforme o tempo vai passando. 

 

A veterinária Cecílie Papais separou algumas dicas de como cuidar de um gatinho idoso. Se você tem um felino em casa com mais de 9 anos vai aproveitar esse conteúdo. Aproveite e compartilhe com os familiares e amigos.

 

Gatinho idoso: sintomas de que o tempo está passando  

 

Dor nas articulações, mudanças nos pelos, apetite mais exigente são alguns dos sintomas de que seu gatinho está entrando na “terceira idade”. Para identificar esses problemas é preciso estar atento ao comportamento do seu melhor amigo.

 

“Os felinos escondem a dor e o desconforto, ou seja, alguns não dão sinais de que estão enfrentando problemas, somente quando já estão muito debilitados. Isso justifica a necessidade das visitas ainda mais frequentes ao veterinário após os 9 anos”, explica Cecílie. 

 

Articulação doendo: sinais de que é preciso facilitar a vida do gato

 

Vale dizer que a dor nas articulações pode ser notada quando o gatinho deixa de fazer coisas que fazia anteriormente. É o caso de escalar armários, arranhadores ou prateleiras. “Os animais possuem artrose como os humanos. Rigidez nas articulações e perda de massa muscular são alguns sintomas comuns”, acrescenta. 

 

Além disso, o pet pode fazer as necessidades fora da caixa de areia, caso o movimento de entrar e sair esteja lhe causando dor. Para ajudá-lo nesse processo é preciso simplificar acessos. “Adquira uma caixinha mais baixa e coloque cadeiras para que ele possa alcançar seus lugares preferidos sem esforço”, indica.

 

Pelagem seca e sem brilho

 

Os pelos dos gatos costumam ser brilhantes e com aparência saudável. Isso significa dizer que quanto mais brilhoso, mais saudável o pet está. “Muitas doenças da velhice deixam o pelo mais seco e opaco, essa é uma forma de avaliar”, diz. Vale dizer também que uma ração de qualidade é essencial para um pelo bonito.

 

Apetite mais exigente 

Animais idosos costumam modificar o apetite de acordo com a passagem do tempo. Muitas coisas influenciam esse momento: dor nos dentinhos, o que ocasiona dificuldade na mastigação; enjoos causados pelo aumento nos níveis de uréia e creatinina por conta de uma possível doença renal, entre outros fatores.

 

Cecílie explica que esse é o momento de analisar junto ao veterinário o que pode melhorar a qualidade de vida desse pet. “Às vezes, moer a ração pode ser uma opção, especialmente se o problema for dentário.  

 

Doença renal nos gatinhos idosos

 

Exames complementares auxiliam na detecção de doenças de forma precoce, antes mesmo do animal apresentar sintomas. A doença renal é comum em gatos idosos e vai exigir muita hidratação e acompanhamento.

 

“Para gatinhos já diagnosticados com alguma enfermidade, as visitas ao médico devem ocorrer no período em que o veterinário indicar”, revela. O ideal para gatos saudáveis é que visitem o especialista, no mínimo, uma vez ao ano.

 

Quanto mais amor, melhor

 

Seu melhor amigo também vai precisar de muito amor para passar essa fase da melhor forma possível. Por isso, além de deixá-lo sem dor e confortável, dar carinho e mostrar segurança é essencial.

 

“Os gatinhos idosos acabam ouvindo e enxergando menos na velhice, o que pode causar uma certa insegurança nos bichinhos. Mostre que você está por perto com seu cheiro ou toque e estimule o pet a desenvolver atividades que sejam tranquilas para sua idade”, aconselha Cecílie.

Volver
26.06.2019

¿Cuál es el collar ideal para tu mascota?

Lea más
15.06.2018

Dos nuevos sabores en Birbo Gatos

Lea más
09.11.2021

Nutrire conquista 49º Premio Exportación RS

Lea más