Nutrire: we value who values you!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

04.29.2020

PIF: o Coronavírus dos gatos

Hoje vamos falar sobre uma doença que acomete os gatos e merece toda nossa atenção: a Peritonite Infecciosa Felina, mais conhecida como PIF. Esse é o verdadeiro Coronavírus que afeta os gatos, mas nada tem a ver com o Covid-19. Aliás, já falamos aqui que os pets não são transmissores do vírus humano que está aterrorizando mundo.

A PIF, junto da leucemia felina (FeLV), é uma das mais temidas por não ter cura, ser altamente contagiosa e de diagnóstico difícil. Causada por uma variante mutante do Coronavírus Entérico Felino, a doença gera um processo inflamatório grave no peritônio - membrana interna da cavidade abdominal.

O vírus acomete principalmente felinos com até dois anos de idade, especialmente os que vivem em abrigos. Os principais sintomas da PIF são: febre, perda de peso e falta de apetite. No entanto, sinais neurológicos também podem aparecer por conta da doença

Como prevenir a PIF?

O contágio ocorre normalmente por via fecal-oral. Ou seja, um felino saudável pode ser infectado com muita facilidade. Não há muitas formas de prevenir a doença, mas alguns cuidados podem ajudar:

  • Mantenha seu gatinho protegido em casa, pois a rua é uma grande fonte de contaminação, além de ser um perigo para a segurança do seu pet.
  • Se você tem mais gatos em casa e há suspeita da doença em um deles, separe o pet dos outros gatos, isso também evita a transmissão

Diagnóstico difícil

Vale ressaltar que nem todos os felinos portadores do vírus desenvolverão a PIF. Para detectar a doença, exames clínicos, laboratoriais, ultrassom e teste sorológico são necessários, mas a doença só será confirmada através de autópsia.

Como não tem tratamento, os veterinários lutam para deixar o animal sem dor. Manter o pet confortável é a medida mais correta nesses casos de manifestação da doença.

Proteja seu pet evitando que tenha acesso às ruas, mantenha as vacinas em dia e leve-o regularmente a um veterinário de confiança.

Back
09.13.2023

Why do some cats avoid drinking water?

Read more
06.05.2019

My dog is entering the “golden years”, now what?

Read more
11.09.2021

Nutrire wins the 49th RS Export Award

Read more