Nutrire: we value who values you!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

05.13.2022

Pets: doença ocular requer atenção

Prostração, olhos vermelhos, lacrimação, coçar ou esfregar o rosto, além de pálpebras fechadas são alguns dos sintomas da Uveíte - inflamação ocular que afeta cães e gatos. A veterinária da Nutrire, Cecílie Papais, alerta para a necessidade de um diagnóstico precoce para garantir o bem-estar do pet, bem como para que ele mantenha a saúde da visão”, diz.

Além dos sintomas citados acima, pontos de sangramento, fotofobia, falta de apetite, inchaço e vermelhidão elencam a lista de manifestações da Uveíte. “ Essa doença é bastante dolorosa para os pets. Para evitar consequências mais sérias e irreversíveis, um oftalmologista veterinário irá iniciar o tratamento com colírio a fim de minimizar a dor e combater a inflamação o mais rápido possível. Em alguns casos, remédios administrados por via oral são necessários”.

Como é feito o diagnóstico da Uveíte?

O especialista irá utilizar um oftalmoscópio para identificar a inflamação. “O diagnóstico é importante para diferenciar a Uveíte de outras doenças oculares. Na mesma ocasião, o veterinário irá analisar se há traumas na região dos olhos”, conta. Cecílie também explica que esse tipo de problema pode ser resultado de enfermidades sistêmicas, como infecções estomacais e intestinais, neoplasias, entre outras.

Tratamento adequado é sinônimo de rápida recuperação

Não tem jeito, a prevenção continua sendo o melhor remédio. Por isso, as visitas frequentes ao veterinário fazem toda diferença. “Porém, claro, essas inflamações oculares não avisam chegada. Nesse caso, quanto mais rápido iniciar o tratamento, melhor será a recuperação do seu amigo”, acrescenta.

Colírios específicos, comprimidos corticóides e até antibióticos devem ser indicados. Em casos mais graves ou de diagnóstico tardio, a cirurgia pode ser necessária.

Problemas oculares mais comuns em cães e gatos

Como falamos no início deste artigo, a região ocular dos animais é bastante sensível. Ao longo da vida do bichinho, doenças como catarata, glaucoma e conjuntivite são mais comuns, conforme explica a especialista da Nutrire. “ Esses problemas afetam principalmente pets acima dos sete anos, o que não significa que são impossíveis em animais mais jovens. Independente de raça, porte ou peso, o cuidado com os olhos determinará a saúde do seu cão ou gato”, revela Cecílie.

A dica principal é manter exames oculares uma vez ao ano para animais jovens. Lembre-se que a prevenção de todas as doenças é feita durante essas visitas ao seu médico de confiança. “Pets mais velhos podem necessitar de acompanhamento semestral ou, dependendo do caso, mensal. Quem vai definir a periodicidade das consultas e revisões para cada animal é o veterinário”, conclui. 

Prevenir as doenças que podem afetar o seu melhor amigo é sinal de amor e cuidado. Agora conte pra gente: seu pet faz as revisões oftalmológicas necessárias? Deixe aqui nos comentários suas dúvidas ou sugestões para os próximos artigos.

 

Back
10.19.2018

Get to know Yucca Schidigera extract and its benefits

Read more
05.10.2018

Nutrire present for the fourth time at the world's leading pet sector fair

Read more
11.07.2018

Nutrire Presents Monello Select

Read more