Nutrire: we value who values you!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

12.08.2020

Animais de estimação: Cachorros entendem seus donos, diz pesquisa 


Você já deve ter dito muitas vezes aos amigos: “mas esse cachorro só falta falar”, não é mesmo? Pois é, tutores vivem um dilema constante ao longo do crescimento dos seus filhos pets, e se perguntam todos os dias até que ponto eles entendem o que falamos. Movidos pela curiosidade, pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de alguns animais e conseguiram responder algumas dessas perguntas.

Por meio de imagem analisada da ressonância magnética funcional, os estudiosos pesquisaram como os cães processam nossas falas e até de que forma eles aprendem aquilo que tentamos ensinar. 

As evidências não mostram que os cachorros entendam exatamente o significado das palavras, porém, muitos deles têm a capacidade de processar pelo menos alguns aspectos da linguagem humana. Quem explica isso é a veterinária Luana Sartori, especialista da Nutrire. 

“Podemos dizer que há formas de comunicar que fazem com que os animais sigam os comandos. É um conjunto que se dá por palavras, olhares, gestos e até expressões faciais dos tutores”, conta. 

Cães usam o hemisfério esquerdo do cérebro para processar o significado das palavras e o lado direito para determinar a entonação – exatamente da mesma forma que os humanos processam a linguagem.

Animais de estimação, neste caso os cachorros, podem ter capacidades e motivações que os façam compreender palavras humanas, mas a representação neural do significado das palavras que possuem uma resposta pavloviana de baixo nível”, diz Luana. Muito embora seja uma forma rudimentar de compreensão, podemos dizer que sim, o seu melhor amigo entende parte do que você fala.

Back
09.04.2019

Can cats have Down Syndrome?

Read more
12.14.2018

FIV and FeLV – What are the symptoms and how to prevent it?

Read more
02.19.2018

Nutrire participates in Gulfood in Dubai

Read more