Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

10.02.2022

Você cuida da saúde bucal do seu pet?

Quantas vezes você levou seu pet ao dentista veterinário? Os animais, assim como os humanos, devem fazer a limpeza dos dentes periodicamente. Problemas como tártaro e gengivite são comuns em cães e gatos.  

A falta de higiene pode fazer com que o acúmulo da placa bacteriana seja responsável por uma série de problemas na saúde do pet. Se no ser humano essa questão pode causar infecções graves, nos animais não é diferente.

“Se o caso se agravar, a possibilidade de penetração das bactérias na corrente sanguínea do animalzinho é grande. Diante disso, problemas renais, intestinais, hepáticos e cardíacos podem afetar o seu melhor amigo. Além disso, dor e falta de apetite são indicativos de que é preciso higienizar os dentes do pet. Essa condição pode levar à anemia e outros problemas relacionados à alimentação”, revela a veterinária da Nutrire, Cecílie Papais. 

Uma pesquisa da Animal Foundation revela que 80% dos cães com 3 anos de idade possuem doença periodontal. “Esse dado é preocupante, visto que a consequência disso é a saúde do animal como um todo e que, muitas vezes, em casos mais severos, pode levar  à extração de dentes”, acrescenta a especialista da Monello Select.

Prevenir é sempre o melhor remédio

A premissa de que a prevenção é o melhor remédio serve também para os animais de estimação. “A escovação diária do dente de cães e gatos é o que pode evitar doenças graves e o que provê a saúde e o bem-estar bucal do seu pet”, diz. Cecília completa que para identificar a presença de tártaro, basta observar sintomas como mau-hálito, dentes escuros e sangramentos na gengiva.

“Quem leva o pet frequentemente ao veterinário é orientado conforme a necessidade de cada animal. A periodicidade da limpeza vai ser determinada pela idade e condição de saúde de cada pet. Somente o especialista pode fazer o diagnóstico e orientar as medidas de prevenção e/ou correção do problema”, alerta.

 

Procedimento é importante e seguro

Cecílie tranquiliza os tutores que tem medo do procedimento de limpeza, “Muitas pessoas acreditam ser arriscado fazer a higienização bucal do seu pet nas clínicas, mas é mais arriscado ainda deixá-los sem esse atendimento. A sedação é necessária para que o animalzinho seja controlado e o médico possa limpar cantos mais escondidos. Ademais, são realizados exames prévios para verificar a saúde geral do pet. Vale ressaltar que diversas técnicas sedativas podem ser utilizadas, opções cada vez mais seguras”, explica.
 

Como escovar os dentes do pet em casa?

Escovar os dentes dos cães e gatos em casa também faz parte da prevenção. “A primeira dica é a mais importante: utilize apenas pastas específicas para animais, qualquer outra pode causar intoxicação. Depois, introduza a escovação dentária aos poucos, sem pressão”, indica.

Alguns pets demonstram resistência à escovação, por isso, iniciar aos poucos faz toda diferença “Uma gaze antes da introdução da escova é fundamental, mais ainda no processo de adaptação do pet. Escolha um momento tranquilo. O cuidado com a gengiva é importante, pois a boca do animal é mais sensível do que a do ser humano”, acrescenta.

Há escovas próprias para animais de estimação, anatomicamente feita para a estrutura bucal deles. Chame-o carinhosamente pelo nome antes de iniciar o processo de limpeza e parabenize-o ao final. Dessa forma, tem grandes chances do bichinho associar esse momento com algo muito bom. 


 

Voltar
13.07.2018

09 filmes com pets que você vai amar

Leia mais
12.10.2023

Nutrire em ação: doação de ração para os atingidos pelas enchentes no RS

Leia mais
15.12.2020

Dezembro Verde: 10% dos cães sem lar no mundo vivem pelas ruas do Brasil

Leia mais