Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

05.02.2020


Picada de abelha no cachorro: o que fazer?

Os cachorros são animais curiosos e brincalhões, não é verdade? Porém, a diversão pode causar um desconforto conhecido dos cães: a picada de abelha. 

Para uma abelha e também outros insetos, os movimentos de um cachorro podem apresentar perigo. Aí que está o problema: a abelha só usa o ferrão quando se sente ameaçada.

Dor local e alergia

A dor local é um dos primeiros sintomas, que pode deixar o pet quieto e abatido. A ação do veneno é realmente muito dolorosa no ser humano, agora imagine no cãozinho. 

O ferrão da abelha também causa inflamações com coloração esbranquiçada ao redor do local da picada. Sintomas mais graves como fraqueza; respiração ofegante; tremores; vômitos e diarreia também podem ocorrer no caso do cachorro ser alérgico.

Além das abelhas, vespas e outros insetos também apresentam risco à vida do pet nos casos de reação alérgica.

Tratamento imediato

Se o pet for picado por um inseto como abelhas ou vespas, a primeira atitude recomendada é encaminhar rapidamente o animal para o veterinário. É o especialista que decidirá o tipo de medicação a ser utilizada, caso haja necessidade desse tipo de tratamento.

Não é recomendado utilizar receitas caseiras no local da picada, menos ainda de medicar o pet por conta própria. O que você pode fazer é retirar o ferrão, mas com muito cuidado para que o veneno não se espalhe.

Prevenir é o melhor remédio

Para evitar a picada de abelha no cão e todas as possíveis consequências disso, o recomendado é observar se existe enxame na área onde o cachorro brinca. Caso haja um agrupamento de abelhas no local, chame um profissional da área de apicultura para a retirada do mesmo. 

Além disso, se houver muitas abelhas na praça ou onde o animal passeia, mude de local procurando uma área sem insetos. A prevenção é sempre o melhor remédio!

Voltar
28.08.2019

Escolha entre esses filhotes e diremos uma característica sua!

Leia mais
02.03.2018

Alimento pet: equilíbrio e qualidade

Leia mais
16.10.2019

Monte sua pizza e diremos qual pet você seria!

Leia mais