Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu
23.12.2017

Não esqueçam dos pets nas festas de fim de ano!

Chegamos ao final de mais um ano! A Chegada do mês de dezembro é muito esperada por todos. Festas e família reunida, casa enfeitada, confraternizações, viagens e muita correria. Mas, para que tudo corra bem, não podemos esquecer dos nossos pets, que podem correr riscos durante essa época comemorativa.

Um dos riscos que nossos amigos de quatro patas correm são os fogos de artifício. Os animais têm uma audição mais aguçada do que a nossa, e podem apresentar distúrbios comportamentais como pânico e agitação, o que pode acabar em acidentes ou fugas. Para minimizar os problemas, algumas medidas preventivas podem ser adotadas, como colocar algodão nos ouvidos deles para abafar os ruídos, evitar soltar fogos próximos aos pets, e manter se próximo ao animal em um local onde ele se sinta seguro e protegido.

O cardápio dessa fase do ano geralmente é recheado de coisas boas! Carnes, massas, bebidas e chocolates. Estes alimentos fazem mal aos nossos pets, podendo causar problemas gastro-intestinais como vômito, diarreia, perfurações causadas por ossos e até pancreatite, que é uma doença grave. Portanto, não de comida aos animais, evite copos de bebida em locais de fácil acesso e acondicione o lixo em local adequado. Não esqueça de avisar os convidados!!

Os enfeites e as luzes da arvore de natal são muito bonitos, mas podem ser confundidos com brinquedos pelos animais, que podem engolir laços, bolas e acessórios, além do choque elétrico que é comum nos fios e lâmpadas. O cuidado com filhotes deve ser redobrado. Alternativas simples como a colocação da arvore em local adequado, fixação dos fios nas paredes, e repelente olfativo diminuem a possibilidade de eventuais problemas.

Se for receber visitas em casa, perceba a atitude de seu cão em relação aos convidados. Alguns comandos como “NÃO”, “FICA”, “SENTA”, podem ser usados para que ele se comporte adequadamente. Se não for um animal sociável, a melhor maneira e deixa-lo separado das demais pessoas ou procurar um hotelzinho.

Durante a organização para as festas de fim de ano, não se esqueça dos presentes e não se esqueça dos amiguinhos de quatro patas. Seguindo essas dicas com certeza serão dias felizes ao lado da família, com muita alegria, tranquilidade e sem maiores sustos.

Boas Festas, Feliz Natal e um 2018 repleto de realizações a todos!


Tadeu Richardson O. Silva é Médico Veterinário, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), atua como Responsável Técnico na Nutrire Indústria de Alimentos – Unidade de Poços de Caldas - MG

Voltar
19.10.2018

Conheça o extrato de Yucca schidigera e seus benefícios

Leia mais
13.07.2018

09 filmes com pets que você vai amar

Leia mais
04.05.2018

Cuidados na alimentação da cadela gestante e lactante

Leia mais