Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

18.09.2019

Gatinhos: cuidado com as doenças oculares

Você sabia que os gatinhos têm a visão 8 vezes melhor do que a nossa no escuro? Esses bichinhos são tudo de bom, não é mesmo? Porém, os olhos dos felinos são muito sensíveis e qualquer alteração pode indicar algum problema. 


Já sabemos que os gatos são extremamente higiênicos e quando se trata dos olhos não é diferente. Esses animais dedicam muitas horas do dia limpando seus rostos, inclusive os olhinhos. Já reparou que seu gatinho passa a pata na região ocular com frequência?


Isso ocorre porque eles não suportam qualquer indício de secreção ocular. Por isso, é preciso estar atento às doenças que podem prejudicar a visão do seu pet. A mais comum delas é a conjuntivite, que afeta tanto a superfície interior da pálpebra como a exterior do globo ocular. Antibióticos costumam resolver esse problema, que ocasiona corrimento com vermelhidão constante. Sem tratamento, a conjuntivite pode forçar a córnea do gatinho até rompê-la. 


O glaucoma e a catarata também afetam os animais. A primeira aumenta a pressão dentro do globo ocular, tornando a visão muito difícil para o gatinho. Já a segunda deixa os olhos esbranquiçados e são mais comuns em animais idosos ou diagnosticados com diabetes. 


Muitos outros problemas oculares podem afetar os pets como o descolamento da retina e a inflamação da úvea, ambas são doenças mais graves e costumam afetar total ou parcialmente a visão do gato. A rapidez no atendimento veterinário pode evitar o agravamento da situação. 


Buque tratamento ao menor sinal de problema ocular e jamais mexa nos olhos do pet sem ajuda do especialista. Lembrando sempre que gatos saudáveis devem ir ao médico uma vez por ano, já para gatinhos idosos o recomendado é que a visita seja feita de seis em seis meses.

Voltar
02.05.2019

É possível educar seu gatinho?

Leia mais
19.01.2018

Birbo é parceira no adestramento do Cusco, novo cachorrinho do Guri de Uruguaiana

Leia mais
18.02.2019

Palavra da Veterinária - a LEISHMANIOSE

Leia mais