Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

21.01.2019

Exames de rotina em cães e gatos

Todo início de ano é um ótimo período para realizar em nossos pets alguns exames de rotina. É muito comum as pessoas terem dificuldades de evitar certas doenças em seus animais de estimação. Uma das maneiras de fazer isso, ou mesmo de rastrear qualquer anormalidade no seu pet, é por meio dos exames médicos. Sim, os bichinhos também precisam de check-ups completos para ter uma boa noção da saúde deles. Apesar da importância desses exames médicos, muitos tutores não sabem quais são fundamentais para cães e gatos. Existem alguns, em específico que devem ser feitos com certa frequência e podem ajudar a solucionar várias dúvidas. Confira quais os principais e qual a função de cada um deles.

Check-up

O check-up de rotina é um dos mais importantes, à medida que já aponta qualquer problema no corpo do animal. É feito no próprio consultório do veterinário, que examina o pet na parte externa e já elimina boa parte das doenças apenas com essa avaliação. Caroços, sinais de câncer, manchas na pele e até machucados simples podem ser percebidos. Por isso, o animal deve ser levado constantemente ao médico veterinário.

Exame de sangue

Esse teste é importante para investigar tudo que está circulando pelo corpo do animal, normalmente é pedido uma vez ao ano, para prevenir doenças, além de rastrear problemas como colesterol alto ou enfermidade causada pelo carrapato. Se o pet não apresenta sinais claros de que está doente, a complicação pode ser identificada por esse exame.

Exame de urina e fezes

O exame de fezes auxilia muito na identificação de verminoses e falta de nutrientes essenciais para os animais. A urina auxilia também na identificação de problemas renais e infecções do trato urinário.

Exame oftalmológico

Além da consulta constante ao veterinário para garantir a saúde dos olhos dos animais, alguns exames específicos são importantes depois que atingem certa idade. Quando não se tem nada grave, o check-up pode envolver apenas a lanterna para analisar o globo ocular do pet, caso se faça necessário o seu medico veterinário de confiança pode indicar um especialista para avaliação mais profunda caso ele identifique algum problema mais sério.

Exame Odontológico

A avaliação dentária deve ser também recorrente, principalmente depois que o animal atinge certa idade. Na velhice, os cães costumam ficar com os dentes mais desgastados, com cárie, tártaro e queda dentária devido à falta de cálcio. Esses problemas podem inclusive indicar desnutrição ou complicações no estômago, até porque a mastigação é o início do processo da digestão. Alimentos que não estão moídos o suficiente, podem, a longo prazo, prejudicar a saúde do animal. A presença de tártaro leva a diversas doenças secundarias que podem ser evitadas com a retirada da placa de tártaro tornando esse exame muito importante para nossos amigos.

 

Exame Retal

Realizado na região anal, esse exame pode ser bastante desconfortável para o animal, mas é importante. Especialmente se o pet apresentar dores ou dificuldade para defecar, esse teste pode auxiliar no diagnóstico e tratamento. É comum em animais idosos o aparecimento de tumores na região anal, nesse exame podemos identificar precocemente o problema e iniciar o tratamento o mais breve possível.

 

Esses são alguns exames básicos que podem auxiliar na prevenção de inúmeras doenças que aparecem frequentemente em nossos amigos, portanto o acompanhamento do médico veterinário torna se fundamental, a prevenção é o melhor caminho pois melhora a qualidade de vida dos pets e seus tutores, por isso busque essas informações com seu médico veterinário de confiança e realize anualmente esses exames.

 

Paulo Henrique Andriello Halas, médico veterinário, formado na Universidade Metodista de São Paulo em 2003, atualmente vendedor sênior na Nutrire.

Voltar
21.06.2019

Nutrire apresenta lançamento em Santa Catarina

Leia mais
19.06.2019

Quantas perguntas sobre pets você consegue acertar?

Leia mais
02.05.2019

É possível educar seu gatinho?

Leia mais