Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

21.01.2019

Exames de rotina em cães e gatos

Todo início de ano é um ótimo período para realizar em nossos pets alguns exames de rotina. É muito comum as pessoas terem dificuldades de evitar certas doenças em seus animais de estimação. Uma das maneiras de fazer isso, ou mesmo de rastrear qualquer anormalidade no seu pet, é por meio dos exames médicos. Sim, os bichinhos também precisam de check-ups completos para ter uma boa noção da saúde deles. Apesar da importância desses exames médicos, muitos tutores não sabem quais são fundamentais para cães e gatos. Existem alguns, em específico que devem ser feitos com certa frequência e podem ajudar a solucionar várias dúvidas. Confira quais os principais e qual a função de cada um deles.

Check-up

O check-up de rotina é um dos mais importantes, à medida que já aponta qualquer problema no corpo do animal. É feito no próprio consultório do veterinário, que examina o pet na parte externa e já elimina boa parte das doenças apenas com essa avaliação. Caroços, sinais de câncer, manchas na pele e até machucados simples podem ser percebidos. Por isso, o animal deve ser levado constantemente ao médico veterinário.

Exame de sangue

Esse teste é importante para investigar tudo que está circulando pelo corpo do animal, normalmente é pedido uma vez ao ano, para prevenir doenças, além de rastrear problemas como colesterol alto ou enfermidade causada pelo carrapato. Se o pet não apresenta sinais claros de que está doente, a complicação pode ser identificada por esse exame.

Exame de urina e fezes

O exame de fezes auxilia muito na identificação de verminoses e falta de nutrientes essenciais para os animais. A urina auxilia também na identificação de problemas renais e infecções do trato urinário.

Exame oftalmológico

Além da consulta constante ao veterinário para garantir a saúde dos olhos dos animais, alguns exames específicos são importantes depois que atingem certa idade. Quando não se tem nada grave, o check-up pode envolver apenas a lanterna para analisar o globo ocular do pet, caso se faça necessário o seu medico veterinário de confiança pode indicar um especialista para avaliação mais profunda caso ele identifique algum problema mais sério.

Exame Odontológico

A avaliação dentária deve ser também recorrente, principalmente depois que o animal atinge certa idade. Na velhice, os cães costumam ficar com os dentes mais desgastados, com cárie, tártaro e queda dentária devido à falta de cálcio. Esses problemas podem inclusive indicar desnutrição ou complicações no estômago, até porque a mastigação é o início do processo da digestão. Alimentos que não estão moídos o suficiente, podem, a longo prazo, prejudicar a saúde do animal. A presença de tártaro leva a diversas doenças secundarias que podem ser evitadas com a retirada da placa de tártaro tornando esse exame muito importante para nossos amigos.

Exame Retal

Realizado na região anal, esse exame pode ser bastante desconfortável para o animal, mas é importante. Especialmente se o pet apresentar dores ou dificuldade para defecar, esse teste pode auxiliar no diagnóstico e tratamento. É comum em animais idosos o aparecimento de tumores na região anal, nesse exame podemos identificar precocemente o problema e iniciar o tratamento o mais breve possível.

Esses são alguns exames básicos que podem auxiliar na prevenção de inúmeras doenças que aparecem frequentemente em nossos amigos, portanto o acompanhamento do médico veterinário torna se fundamental, a prevenção é o melhor caminho pois melhora a qualidade de vida dos pets e seus tutores, por isso busque essas informações com seu médico veterinário de confiança e realize anualmente esses exames.


Paulo Henrique Andriello Halas, médico veterinário, formado na Universidade Metodista de São Paulo em 2003, atualmente vendedor sênior na Nutrire.

Voltar
09.05.2019

A aprendizagem de um cão: como ensinar meu filhote?

Leia mais
16.10.2019

Monte sua pizza e diremos qual pet você seria!

Leia mais
08.08.2019

Nutrire lança alimento Premium especial

Leia mais