Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

17.02.2021

Dia Mundial do Gato: uma data para conscientizar

Eles são fofos, peludos e muito carinhosos. É claro que estamos falando dos felinos, esses animais de personalidade forte e cheios de afetos por seus tutores. Além de amarmos esses bichinhos, também buscamos conscientizar as pessoas para que protejam seus pets. 

Não há data melhor para isso do que hoje, 17 de fevereiro, o Dia Mundial do Gato: uma data para conscientizar sobre a importância de cuidar bem dos nossos animais. Você também adora os felinos? Dá uma olhada neste conteúdo que preparamos para você!

Afinal, qual é o dia do gato?

Bom, primeiro precisamos contar para você que os felinos são a espécie mais popular na Europa e nos EUA. Por isso, lá na Itália, o dia 17 de fevereiro foi criado para homenagear esses bichanos cheios de charme.

Por aqui, claro, os cães ainda dominam os lares, mas a previsão é de que em menos de 10 anos os gatinhos estejam disputando o primeiro lugar. Mas, vamos combinar, né? Bom mesmo é ter os dois para alegrarem a casa.

Outros dias também foram criados para valorizar a espécie felina, como é o caso de 8 de agosto, instituído como Dia Internacional do Gato pela International Fund For Animal Welfare. 

Além disso, você sabia que também existe o Dia de Abraçar Seu Gato? Essa data é comemorada em 4 de junho. Outro momento importante do ano é o Dia Nacional do Gato, comemorado em 29 de outubro e, por fim, o Dia Nacional do Gato Preto, em 17 de novembro. Esses dois últimos foram criados nos Estados Unidos.

Datas para conscientizar, mais do que comemorar

Infelizmente, alguns países ainda possuem muitos preconceitos em relação aos gatinhos, especialmente os pretos. Por isso, é tão importante conscientizar as pessoas sobre a necessidade de respeitar esses animais. 

A história de domesticação dos gatos envolve maus-tratos e perseguição, pois eles eram considerados animais místicos e envolvidos com bruxaria. 

Mesmo após a história ter mudado e os felinos terem sido reconhecidos como ótimos animais de estimação, alguns “desinformados” ainda insistem nessas inverdades.

Os gatos amam seus donos incondicionalmente

Muitos pensam que os animais amam seus tutores pela comida ou pelos agrados que recebem, mas essa relação vai muito além disso. Os pets sentem amor por seus tutores pelo simples fato de ficarem próximos, juntos e unidos. 

Por isso, a alegria deles é nítida quando, por exemplo, retornarmos para casa depois de uma viagem. Pesquisadores estudaram essas atividades cerebrais durante esses momentos e descobriram serem muito semelhantes às que nós sentimos quando reencontramos alguém que amamos.

Sendo assim, é importante que os tutores cuidem de seus gatinhos da melhor forma possível, mantendo em dia as consultas com o veterinário, oferecendo alimentação de qualidade, água fresca e brincadeiras para gastar toda energia acumulada.

Você também tem um melhor amigo felino? Conte a história do seu gatinho aqui para gente!

Ah, e sobre essa história de que gatos pretos dão azar, só quem tem um sabe a sorte que é. 

Voltar
02.11.2023

Celebrando o Dia do Adestrador: a importância dos treinadores caninos

Leia mais
13.12.2019

Meu adorável pet adolescente

Leia mais
15.12.2020

Dezembro Verde: 10% dos cães sem lar no mundo vivem pelas ruas do Brasil

Leia mais