Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

06.07.2018

A linguagem dos cães - Você sabe o que eles querem dizer?

Rabo abanando é sinal de confiança. Orelhas atentas podem demonstrar agressividade. Sabe quando o melhor amigo está confiante e relaxado? Ou está em dúvida se está ansioso ou bravo? Você sabia que os cachorros "falam" com sinais?

O melhor amigo do homem se comunica. Não apenas com sons, mas também com expressões faciais e corporais. Eles indicam as emoções como confiança, medo, ansiedade, agressividade e ainda, quando estão com vontade de brincar, relaxados ou estressados.

As orelhas e a cauda são as duas partes do corpo que são mais perceptíveis. Conhecer os sinais e o que eles querem dizer é importante para o tutor ter um relacionamento e convívio ainda melhor, sem contar que pode interferir na qualidade de vida do pet. Além disso, todas as formas de expressão auxiliam no adestramento, no convívio com os outros pets e até mesmo quando for fazer aquele passeio com o amigão. 

Confira as principais emoções:

  • A confiança é demonstrada com a postura ereta, o rabo abana lentamente, as orelhas estão atentas, mas com aparência relaxada. As pupilas nos olhos são pequenas e na boca, os lábios ficam separados.
  • O rabo para cima abanando e solto naturalmente, deitado ou de pé com aparência tranquila demonstra que o cãozinho está se sentindo relaxado. As orelhas ficam no estado normal, a boca fica aberta e estará um pouco ofegante e o olhar estará focado, mas não totalmente fixado.
  • Quando o pet estiver ansioso e assustado três sinais são evidentes. A postura é curva, o rabo encolhido e as orelhas para baixo. Ele estará um pouco ofegante e um olhar arregalado com as partes brancas ao redor mais a mostra.
  • A agressividade é demonstrada com a postura e rabos rígidos. Olhos e orelhas atentos, possivelmente alguns dentes estarão a mostra e pode haver arrepios que podem ser notados quando uma linha de pelos começam na base do pescoço e vai até os ombros. Ela aumenta se o cão estiver agressivo e diminui se ele está relaxado. O medo pode torná-lo agressivo fique atento quando ficar recolhido para si mesmo, com as orelhas para baixo, olhos arregalados e com perda de foco e lábios para trás ou estiverem bem ofegante.

Importante estar atento que cada cachorro tem as manias e personalidade. E, claro, a convivência com os humanos também faz com algumas expressões surjam ao longo da vida. 

Mas, concordamos que ser recebido com entusiasmo, latidos e aquela festa torna os dias melhores, né? E, você, repara nas principais expressões do cãozinho?

Voltar
02.05.2019

É possível educar seu gatinho?

Leia mais
24.05.2018

Guarda de pets é entendida da mesma forma que custódia de crianças e adolescentes em São Paulo

Leia mais
19.01.2018

Birbo é parceira no adestramento do Cusco, novo cachorrinho do Guri de Uruguaiana

Leia mais