Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

23.02.2021

A importância da água para manter seu pet saudável

Água fresca é essencial para que, junto à ração de qualidade, a nutrição do animal esteja completa. Ingerir a quantidade ideal de líquido durante o dia é importante para que o organismo do pet funcione adequadamente.

Cães e gatos idosos, por exemplo, precisam de mais água para manter a saúde dos rins em dia. Felinos com mais de 12 anos são frequentemente diagnosticados com doença renal e a água é a maior aliada na manutenção da qualidade de vida desses pacientes.

Neste artigo, a Nutrire vai esclarecer os mitos e verdades sobre o assunto.

Mito ou verdade: A água transporta nutrientes pelo organismo dos pets

Verdade! É a água que regula grande parte das funções do organismo dos animais. Além disso, ela auxilia na digestão dos alimentos e faz com que a absorção de vitaminas e minerais aconteça naturalmente.

A água também regula a temperatura do pet e lubrifica as articulações. Ademais, serve veículo de limpeza e filtragem do organismo, uma vez que carrega o que deve ser eliminado pela urina e pelas fezes.

Mito ou verdade: Gatos precisam mais de água do que cachorros

Mito, pois tanto cães como gatos precisam consumir o volume ideal de água por dia. O que acontece é que os gatos possuem mais problemas renais do que a espécie canina, sendo a água a melhor forma de manter os rins funcionando.

Estima-se que 1 em cada 3 gatos desenvolva problemas renais. No entanto, o consumo indicado para ambos é o mesmo: cerca de 50 a 60 ml por quilo de peso diariamente.

Sendo assim, não é que o gato precise de mais água, mas é que esses bichanos tomam menos líquidos do que os cães. Portanto, toda atenção é necessária.

Mito ou verdade: A água servida aos animais deve ser filtrada

Mito! No entanto, a água oferecida deve ser tratada. Não há necessidade de comprar a água do seu animal de estimação, basta que a água da torneira seja tratada.

Mito ou verdade: Um dos sintomas da insuficiência renal é o aumento no consumo de água

Verdade! A chamada Polidipsia é a condição que ocorre quando o pet tem sede excessiva e por causa disso acaba ingerindo quantidade exagerada de água e outros líquidos.

Porém, o aumento do consumo de água pode ser sinal de outros problemas de saúde. O mais importante é consultar o veterinário ao notar qualquer mudança no comportamento e na rotina do seu melhor amigo.

Mito ou verdade: Espalhar vários potes de água pela casa estimula o gato a beber mais

Verdade. Os gatos apreciam diferentes tipos de vasilhas com água e quanto mais opções espalhadas, mais água ele vai consumir. Aposte nos potes de cerâmica e vidro e varie nos tamanhos.

Um segredinho também é colocar um espelho embaixo dos potes transparentes com água. Essa experiência imita os espelhos d’água presentes na natureza e os felinos adoram!

Voltar
14.11.2018

Responda essas perguntas sobre pets e lhe diremos qual série você é!

Leia mais
03.09.2018

Pulgas: cuidados com o ambiente do pet

Leia mais
29.09.2020

Quais são as plantas venenosas para pets?

Leia mais