Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

04.10.2023

10 curiosidades sobre cães e gatos que você precisa saber

Cães e gatos são companheiros de vida para muitas pessoas em todo o mundo. Além de serem adoráveis, esses animais também possuem características únicas que tornam nossos lares mais especiais. 

Hoje, é o Dia dos Animais (04). Para comemorar, vamos explorar 10 curiosidades fascinantes sobre cães e gatos que você provavelmente não conhece.

1. O olfato apurado dos cães

Os cães têm um olfato incrivelmente aguçado. Eles podem detectar odores em concentrações tão baixas quanto uma parte por trilhão. Essa habilidade os torna excelentes farejadores em atividades como busca e salvamento e detecção de drogas.

2. Gatos possuem vibrações curativas

O ronronar dos gatos não é apenas um sinal de contentamento; ele também tem propriedades terapêuticas. Acredita-se que as vibrações produzidas pelo ronronar dos gatos possam ajudar a reduzir o estresse e até mesmo acelerar a cicatrização de ossos.

3. Cachorros são ótimos comunicadores

Os cães usam uma combinação de expressões faciais, linguagem corporal e vocalizações para se comunicar conosco e com outros cães. Eles podem transmitir emoções como alegria, medo e ansiedade por meio desses sinais.

4. Gatos são excelentes caçadores

Os ancestrais dos gatos eram caçadores ágeis e essa habilidade continua viva em nossos gatos domésticos. Mesmo que seu gato tenha acesso à comida, ele ainda pode caçar pequenos insetos ou brinquedos.

5. Cães são altruístas

Os cães têm sido conhecidos por demonstrar atos de altruísmo. Eles podem mostrar empatia e ajudar outros animais ou pessoas em perigo, muitas vezes colocando-se em risco para fazer isso.

6. Gatos têm um sentido de orientação surpreendente

Os gatos têm um senso de orientação notável e podem encontrar o caminho de volta para casa de longas distâncias. Alguns gatos foram conhecidos por percorrer centenas de quilômetros para se reunirem com suas famílias.

7. A raça dálmata não nasce com manchas

Os filhotes de dálmatas nascem completamente brancos. Suas famosas manchas só começam a aparecer algumas semanas após o nascimento.

8. Gatos veem no escuro

Os gatos têm uma visão noturna excepcional graças às células sensíveis à luz em suas retinas. Isso lhes permite enxergar em níveis de luz 6 vezes mais baixos do que o necessário para que os humanos vejam.

9. Cachorros são bons para a saúde mental

A interação com cães pode reduzir o estresse e a ansiedade, além de aumentar a produção de ocitocina, o hormônio do amor. Ter um cão também promove a atividade física e a socialização.

10. Gatos têm bigodes mágicos

Os bigodes dos gatos, ou vibrissas, são extremamente sensíveis e podem detectar mudanças sutis em seu ambiente. Eles usam esses bigodes para determinar se podem ou não passar por aberturas estreitas, por exemplo.

Essa é uma homenagem da Nutrire a todos os animais pelo dia de hoje. Os pets são verdadeiramente incríveis e enriquecem nossas vidas de muitas maneiras. A próxima vez que você estiver com seu amigo peludo, lembre-se dessas curiosidades e aprecie ainda mais a maravilha que é ter um cão ou gato ao seu lado.

Voltar
08.12.2020

Animais de estimação: Cachorros entendem seus donos, diz pesquisa 


Leia mais
04.11.2020

Proteja seu pet do calor

Leia mais
07.08.2019

Cães podem auxiliar na prevenção de doenças do coração e até diminuir o risco de alergia nas crianças

Leia mais