Nutrire: valoramos quien valora usted!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

16.02.2018

Cuidados com os pets no verão

Ainda estamos no verão e por isso são necessários alguns cuidados visando o bem-estar e o conforto de nossos animais de estimação.

Nossos queridos pets também sofrem com as altas temperaturas do verão. Cães acima do peso e cães de focinho curto (braquiocefálicos), como o Pug e o Bulldog sofrem mais com os efeitos da estação mais quente do ano. Nos Cães, a transpiração ocorre através da boca (língua para fora), dos coxins (almofadinhas das patas) e do focinho, por isso cães de focinho curto tem uma dificuldade maior de realizar a troca de temperatura.

A hidratação é fundamental, a água deve estar fresca e em recipientes limpos com frequência. O ideal nos dias mais quentes é espalhar potes de água em locais diferentes da casa, colocar a caminha em local fresco e quando sair para passear, não se esqueça de levar uma garrafinha de água para você e outra para o seu amigo de quatro patas.

Falando em passeio, é importante que eles sejam feitos nos horários adequados, antes das 10h da manhã ou após as 16h, pois nestes horários a incidência solar é mais fraca, o que diminui a chance de queimaduras nas patinhas causadas pelo piso quente. Se tiver opção de caminhar na grama, melhor ainda!

Quando o passeio for de carro, e se tiver necessidade de sair do veículo, nunca deixe seu pet dentro do carro. A temperatura interna sobe muito rápido e os animais não conseguem fazer a troca térmica adequada, podendo ocorrer desmaios e, em casos mais graves, até o óbito.

No verão, deve-se aumentar a frequência dos banhos, em média uma vez por semana, isso ajuda a refrescá-los e aumenta o bem-estar. Animais muito peludos podem ser tosados, o que facilita a limpeza e higiene e proporciona mais conforto durante a estação. A incidência de ectoparasitas aumenta também, então o controle deve ser intensificado nessa época, verifique com o veterinário como anda o controle de pulgas e carrapatos, existem boas opções no mercado que garantem a proteção dos nossos amiguinhos.

Seguindo estes cuidados, o verão tem tudo para ser uma época de diversão e boas memórias para você e para seu amigo de quatro patas!


Tadeu Richardson O. Silva é Médico Veterinário, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), atua como Responsável Técnico na Nutrire Indústria de Alimentos – Unidade de Poços de Caldas - MG

Volver
15.01.2018

Voy a viajar. ¿Qué hago con mi gato?

Lea más
19.02.2018

Nutrire participa de Gulfood en Dubai

Lea más
04.11.2019

MASCOTAS: Tu mejor amigo realmente te ama

Lea más