Nutrire: valoramos quien valora usted!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

20.07.2018

A Importância da proteína na alimentação dos pets

O assunto proteína é sempre abordado quando se fala de nutrição. Mas, em alguns casos detalhes importantes são deixados de lado. Este texto vai esclarecer algumas dúvidas em relação a esse universo denominado “Proteínas”.

As proteínas são ingredientes fundamentais na nutrição dos pets. Elas estão presentes em todas as células do organismo animal, tendo uma importância que está intrínseca até em seu próprio nome, originário do grego protos, que significa “primeiro”.

As proteínas possuem diversas funções essenciais no organismo, como a de renovação e constituição das estruturas dos órgãos internos (ossos, pele e músculos), o transporte de determinadas moléculas, constituição dos hormônios que regulam o funcionamento dos vários sistemas do corpo, além dos anticorpos responsáveis pela defesa do organismo animal.

Os alimentos pet industrializados possuem esta substância, no entanto a qualidade e o tipo da proteína é um dos fatores que diferencia as categorias de alimentos – que vão de econômicos, standard, premium, premium especial e super premium. Então sempre que for analisar a composição básica de um produto, se atente mais pela qualidade da proteína em questão, do que apenas pela quantidade expressa.

Um alimento composto por proteínas de alto valor biológico, com um perfil de aminoácidos mais apurados, terá um aproveitamento melhor pelo organismo dos cães e gatos, no qual haverá uma melhor absorção e consequentemente um menor volume de fezes. Todos esses fatores estão relacionados a digestibilidade da proteína. Existem outros nutrientes importantes também, como extrato etéreo, energia metabolizável, vitaminas e minerais, mas estes serão abordados em outro momento.

Quanto às necessidades de proteína, cada fase da vida do cão e do gato tem exigências nutricionais diferentes, por exemplo os filhotes necessitam de um aporte maior, devido ao crescimento dos ossos e massa muscular. Consulte sempre seu veterinário de confiança para eventuais dúvidas.

Lembre sempre : A melhor forma de oferecer proteína de qualidade e nutrição balanceada ao seu pet é com alimento de qualidade. Quem aí não quer um companheirinho com maior longevidade, com uma melhor imunidade e com energia e disposição para o dia a dia não é mesmo?

Um grande abraço e até breve.


Tadeu Richardson O. Silva – Médico Veterinário - Responsável Técnico na Nutrire Indústria de Alimentos – Unidade de Poços de Caldas - MG

Volver
19.10.2023

3 enfermedades de piel en perros a las que hay que ponerles atención

Lea más
02.03.2018

Alimento para mascotas: equilibrio y calidad

Lea más
28.09.2023

Nutrire Esperienza: fortaleciendo lazos con nuestros asociados Internacionales

Lea más