Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

24.05.2019

Rebeldia: meu adorável cão adolescente

Você sabia que o seu cachorro pode estar na adolescência? Tal e qual acontece com as crianças, o cães também saem da infância para aquela mais conhecida como “fase da rebeldia”. Além das mudanças físicas, alterações comportamentais acontecem e saber como lidar com o pet nesse período é muito importante.


A adolescência de um cão surge no começo dos seis meses de idade e vai até os 18 meses, no máximo. A produção maior de hormônios acarreta nas mudanças de interesses e podem complicar a relação dos pets com seus tutores. Mas, afeto e determinação vão auxiliar a passar essa etapa de forma tranquila e feliz com seu companheiro.

 

Nessa fase, aliás, o treinamento do cachorro requer mais paciência, consistência e persistência. É bom que todos utilizem as mesmas palavras de comando e compreendam que tudo o que o animal aprender agora, vai levar para a fase adulta.


Quando o cãozinho já é adestrado, pode acontecer dele não obedecer como antes, por isso, a paciência é o segredo da comunicação eficiente. A fase da adolescência não é fácil para o animal e a “rebeldia” vai passar com o tempo.


Além disso, o cachorro pode ficar mais corajoso e instigado a novas descobertas. O ideal é não abrir mão da coleira na hora do passeio, por exemplo, principalmente porque eles desejarão explorar novos lugares e há perigos iminentes se o pet sair correndo pela rua. Cuidado!


O animal adolescente pode desejar a presença de outros companheiros, mas as brincadeiras não devem passar do limite. Muitas fêmeas, por exemplo, não aceitarão a companhia de outras fêmeas - o que pode gerar confrontos. Fique de olho!

 

Os machos costumam se interessar pelas fêmeas nesse período e tendenciam a querer marcar o território, o que também pode gerar brigas com outros machos. Todo cuidado é pouco. Não se esqueça de deixar sempre claro quem é o líder, mas evite punições, gritos e xingamentos - isso só afasta seu cãozinho de você. Afeto é sempre a melhor forma lidar com a rebeldia do seu pet.

 

Dr. Cleiton Rupolo

Gestor Técnico Comercial Médico Veterinário

Voltar
01.02.2018

"Somos Nutrire" é o novo programa de Endomarketing

Leia mais
04.09.2019

Meu gatinho pode ter Síndrome de Down?

Leia mais
14.07.2020

Vírus fatal: previna a raiva com vacinação anual

Leia mais