Nutrire: valorizamos quem valoriza você!

Menu

Gostou desse conteúdo? Preencha o formulário abaixo para receber mais novidades exclusivas do nosso blog:

Você gosta de cães ou gatos?

11.10.2021

Pets: as cinco maiores curiosidades sobre os cachorros

Que o cachorro é o melhor amigo do ser humano todo mundo sabe, não é mesmo? Porém, muitas curiosidades sobre os cães ficam apenas na imaginação das pessoas como, por exemplo, por que os cachorros levantam a pata para fazer xixi? Essas e outras questões sobre seu bichinho de estimação foram desvendadas pela veterinária da Nutrire, Dra. Luana Sartori.

 

1. O mágico olfato dos cães

Você sabia que os cachorros percebem os cheiros 1 milhão de vezes melhor do que os seres humanos? “Sim, e esse olfato é tão poderoso que o seu pet pode captar odores que você nem de longe poderia imaginar (e sentir). Os cães são capazes de sentir o cheiro de um inseto que está a longas distâncias ou até uma gota de sangue em um grande compartimento com água”, conta Dra. Luana. Não é à toa que alguns animais são utilizados na busca por desaparecidos em uma tragédia natural, por exemplo.

Se você observar filhotes caninos recém-nascidos, vai perceber que mesmo sem abrir os olhos eles encontram o leite na mãe. Isso acontece porque o olfato é o primeiro sentido desenvolvido nos cachorros. “Há uma história bem conhecida que conta a peripécia de Fern - um cão nascido na Irlanda do Norte -, que foi capaz de encontrar uma lata de carne escondida nas profundidades do Lago Castlewellan”, revela. Mas não é só isso, ele farejou o alimento cerca de dez minutos depois que o barco submergiu a lata. O lago possui 1,5 quilômetro de comprimento e 800 metros de largura.

Os cães de focinho longo como o Pastor Alemão têm 220 milhões de receptores olfativos. Nós possuímos cerca de 5 milhões. “É muita diferença, não é mesmo? Além disso, eles são capazes de separar as funções das narinas e trabalhar as duas ao mesmo tempo”, explica a especialista. Ou seja, enquanto um lado do nariz identifica o cheiro, o outro se esforça para saber de onde ele veio.

2. Por que os cachorros fazem xixi em pé?

A maioria dos machos tem esse tipo de comportamento, muito embora algumas fêmeas também. Muitos tutores imaginam que isso faz parte do processo que envolve a urina do cão, porém, fazer xixi em pé está ligado unicamente à necessidade de marcar território - o que ocorre, em média, a partir dos seis meses.

“Aliás, cachorros machos preferem as superfícies verticais e se esforçam para alcançar o ponto mais alto. É possível observar também que esses animais urinam menos, mas mais vezes durante o passeio - justamente para marcar um maior número de locais”, completa. Esse sistema faz parte da natureza do pet, portanto, deixe-o fazer sem puxar a coleira. O passeio é o momento de praticar exercícios e deixar “recados” através da urina - que contém moléculas agindo como comunicação entre os cachorros.

3. Os cães também suam, sabia?

“Antes de mais nada é preciso entender qual é a temperatura corporal ideal para o cão: entre os 38 °C e os 39,3 °C, ou seja bem diferente da nossa. Saiba que o suor é essencial para os animais, pois ajuda a eliminar o calor do corpo”, fala.

Como os cachorros fazem isso? Devido a quantidade de pelo, os cães não suam muito através da pele. “A principal forma para fazer com que o calor evapore é pelas almofadas das patas. A língua também é um órgão que pode ajudar a eliminar água e refrescar o organismo do animal”, conta.

4. Chocolate pode ser fatal para o cachorro

A teobromina - ingrediente presente no chocolate afeta o sistema nervoso central e o músculo cardíaco do cão. Essa substância provoca desde crises alérgicas, arritmias e até convulsões. Dependendo do tamanho do animal, uma pequena dose pode ser fatal.

Além do risco de morte, o chocolate causa cáries devido à grande quantidade de açúcar. A uva também é um alimento perigoso para os animais de estimação, tanto cães quanto gatos, visto que pode causar insuficiência renal e insuficiência hepática. “O ideal é alimentar o cachorro com ração seca destinada ao tipo de cada um levando em consideração peso, idade e a saúde do pet”, aconselha.

5. Cachorros adoram beijar seus donos

Sabe aquela lambida no rosto que o seu cachorrinho adora dar? É o famoso beijo de cachorro. Sabia que um lobo tem o costume de lamber a boca de outro animal como sinal de afeição? Com os cães acontece a mesma coisa. É o mesmo carinho que a fêmea dispensa aos seus filhotes, lambendo-os para dizer que eles são queridos e amados por ela. Além disso, é uma boa forma de se declarar para o dono: “Que bom que você chegou, estava com saudades” - por isso, é comum que façam quando você retorna para casa.

Voltar
21.08.2018

Nutrire participa da EXPOAGAS 2018

Leia mais
07.11.2018

Nutrire apresenta Monello Select

Leia mais
16.02.2018

Cuidados com os pets no verão

Leia mais